Jovens da AFPAD participam na Desfolhada

 

O jovens da AFPAD iniciaram a manhã do dia 18 em modo de homenagem e de continuidade a um ritual agrícola, ancestral, tão português – a Desfolhada.

Assim, entre várias canas de milho, numa Eira bem perto de nós, deram início a esta semana!

Chegaram com muita vontade de se juntarem à equipa de trabalhadores que os aguardava com satisfação! Aqui, ouviram com a atenção devida os trabalhadores experientes, da Eira, para de seguida colocarem em prática o que aprenderam com esta arte tão tradicional da Desfolhada. Assim, com o dinamismo que os caracteriza colocaram mãos nas canas e lá foram desfolhar o milho até terem o tão desejada espiga de milho na mão. E espiga a pós espiga foram enchendo os cestos que rapidamente ficaram amarelos. Que alegria sentiram ao verem os cestos cheios com as espigas de milho por eles desfolhadas.

Nas palavras da direção técnica, “esta manhã foi marcada por novas aprendizagens inclusivas, em que com o contentamento e espírito de trabalho dos jovens adicionou valor à Eira e aos seus trabalhadores!”  Os jovens mostraram que estão aptos para desfolhar com destreza e cortar cada cana de milho com o cuidado que merece.

Ficaram muito orgulhosos e até vaidosos pelo desempenho!

O amarelo das espigas de milho contrastou com o verde do polo e rapidamente as cores da AFPAD encheram a Eira. E sentiram-se em casa!

Obrigada ao Sr. Domingos, pela oportunidade, por acreditar e confiar nas capacidades e competências dos jovens da AFPAD.

Ficou a promessa de em breve voltarmos, porque para além da Eira existe uma Quinta a ser explorada.

 

2023-09-18